Claro que você já ouviu falar em marketing viral. Mas muitas vezes é dificil dimensionar o quanto isto pode impactar em um produto ou em uma loja online.
Por isto vamos entender um pouco mais sobre o marketing viral para que você possa sempre aplicar fundamentos em suas ações de marketing em geral.
Mas antes... que tal ver o marketing viral do momento ( em inglês ). Que esgotou os estoques das máscaras do Chewbacca nos últimos dias.
Se nós estamos rindo, imaginem só os administradores de lojas virtuais como Kohls e Wallmart que tiveram que adicionar avisos em todo o site devido ao esgotamento do produto "Out of stock" :)
Mas não foram eles quem realizaram esta ação de marketing ?!
Não mesmo ! Mas aprovetaram o momento, foram na onda do viral do vídeo e exploraram a repercusão.
Este é um ponto crucial. Um marketing viral muitas vezes não é criado, apesar dos esforços dos criadores de campanhas como nós, eles
simples acontecem. Cabe aos antenados, donos de lojas virtuais, responsáveis de marketing, aproveitar o momento. Por isto é fundamental
estar sempre antenado e presente nas redes sociais. Pois é através delas que você provavelmente tomará ciência de uma nova oportunidade e
também através dela é que propagará a onda á seu favor.
O Marketing Viral propriamente dito
Segundo Wikipedia "Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.". Veja que a rede social é a base da disseminação pois queremos é que os usuários repassem a mensagem "viralmente", como em um feito dominó, um após o outro.
Talvez um dos pontos mais interessante do marketing viral é o fato de que não existe tamanho ou poder aquisitivo resitritivo para pequenas, médias e grandes empresas realizarem uma ação viral. O que realmente conta é quem consegue atrair mais o público. O que me faz lembrar do viral da Heineken, talvez o mais comentado em e melhor produzido, já que foi um viral elaborado pela companhia. Com repercussão incrível. Veja:
01 – Desenvolva produtos ou serviços de muito valor ( que realmente ofereça benefícios á seu público - não precisa ser inovador mas deve ser de qualidade )
02 – Faça algo fácil de ser escalável ( que seja de fácil compartilhamento )
03 – Não seja neutro ( assuma que fará algo engraçado, ou algo emotivo, mas jamais fique em cima do muro )
04 – Faça algo inesperado ( surpreenda na ação )
05 – Não pense somente no seu produto ( sua marca deve ser o detalhe sutil da campanha )
06 – Promova o compartilhamento
07 – Explore comportamentos e motivações comuns ( o simples é entendido por todos )
08 – Utilize as formas de comunicação em massa
09 – Nunca restrinja o acesso a um determinado grupo
10 – Tire proveito de recursos de outros ( as vezes basta que um famoso, ou um blog de sucesso compartilhe seu viral para o boom acontecer )
E qual o impacto real um bom marketing viral pode oferecer para minha loja virtual ?
Claro, o que vale sempre são os números. Lembra das lojas virtuais que explodiram em vendas das máscaras do Chewbacca ? Veja alguns números destas lojas:
Demais não é ? Então mãos a obra. Sua marca está a apenas um marketing de ser o novo boom da internet. Aproveite !
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