Página inicial | Dix Agência Marketing Digital

Intenção de compra online cresce 0,9% no primeiro trimestre de 2010

26/02/2010

Planos de compra de Informática e Eletroeletrônicos cresceu 14,7% nas intenções dos internautas brasileiros em relação ao 4º trimestre de 2009.


A intenção de compra do consumidor brasileiro na internet cresceu 0,9% no primeiro trimestre de 2010, em relação aos três últimos meses de 2009, informa a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo – janeiro a março de 2010”, divulgada nesta terça-feira (9/2) pelo PROVAR – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Felisoni Consultores Associados.


Realizada entre os dias 5 e 12 de janeiro, a pesquisa com 7.594 internautas brasileiros – renda familiar de 3800 reais – mostra que a categoria de produtos de Informática e Eletroeletrônicos cresceu 14,7% nas intenções de compra no primeiro trimestre de 2010. À frente desta categoria estão os dois segmentos que apresentam tradicionalmente o maior volume de vendas do comércio eletrônico: CDs e DVDs (56,4%) e Livros e Revistas (50,2%).


“Este aumento se deve pela constante manutenção das promoções, a distribuição de renda e a inclusão do poder de compra dos cidadãos de pouco poder aquisitivo”, afirma o professor do PROVAR, Claudio Felisoni. Segundo ele, o crescimento evidenciado no primeiro trimestre de 2010 é inédito.


O resultado enfatiza, de acordo com Felisoni, a volta do padrão econômico anterior a crise financeira mundial. De janeiro de 2007 (auge da crise) até o momento atual, o percentual de intenção de compra trimestral oscilou em uma desaceleração média de 5% a 7%.


Entre as categorias que apresentaram queda na intenção de compra estão Brinquedos (-59,1%), Produtos para Casa (-22,8%) e Cosméticos (19,1%). O primeiro é um derivado do comercio sazonal, assim como o terceiro, que vê o melhor momento, atingido no último trimestre devido à preparação para as férias, se dissipar.


Já na comparação com o primeiro trimestre de 2009, a perspectiva de compra para as categorias de CDs, DVDs, Livros e Revistas sofre uma queda de 19,3% e o segmento de Informática um decréscimo de 1,9%. No mesmo período, o segmento de linha branca apresentou um salto de 31,9% na intenção de consumo do brasileiro via internet.


Para os professores do PROVAR, o segundo semestre de compras no mercado brasileiro deverá ser melhor que o de 2009, já que no ano passado ainda haviam resquícios da crise econômica. A correlação entre estes dois períodos é compactuada de forma positiva, já que o momento atual dá vazão a queda do risco Brasil pelos investidores internacionais, o fluxo “responsável”de recursos e a conjuntura benéfica da economia nunca antes vista.


No que toca o perfil do consumidor, ainda foram citados a queda da inadimplência em relação ao ano passado (2%) e o ato de parcelar as contas do produto adquirido, uma consequência da queda nas taxas de juros. A pesquisa apontou que 86,8% dos entrevistados declararam que têm intenção de comprar pelo menos um item dos segmentos consultados.


Fonte: IDG Now!

VN:F [1.8.3_1051]
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale agora via Whatsapp
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads