Página inicial | Dix Agência Marketing Digital

del.icio.us - Inclua sua empresa no mundo das redes sociais

11/03/2009
O endereço não tem nada a ver com os que estamos habituados a ver: https://del.icio.us – sem www ou .com! Mas a filosofia desse serviço cada vez mais popular está por trás de recursos de outros sucessos como o Flickr, o StumbleUpon e, de certa forma, até o Gmail. Para os estudiosos, todos são exemplos de folksonomies, ou “gentonomia” em português capenga – a prática da classificação de informações pela própria comunidade. Essa classificação é quase sempre feita com “tags” – ou etiquetas, na tradução literal – escolhidas por cada internauta para rotular determinado conteúdo.

No caso do Delicious (vamos economizar os pontos do endereço daqui para frente, ok?), o conteúdo “tagueado” são os seus sites favoritos, ou bookmarks. Quem tem muitos favoritos armazenados no seu navegador e gosta de manter as coisas organizadas provavelmente criou pastas específicas para cada tipo de link (Notícias, Bancos, Lojas etc) – o Delicious é uma forma muito mais prática de se fazer isso.

Entre outros motivos, essa praticidade se deve à possibilidade de atribuir mais de uma tag a cada site, permitindo que você encontre o WNews ao procurar nas categorias Notícias, Tecnologia e Tutoriais, por exemplo. Na arrumação por pastas, isso só seria possível se copiássemos o link em vários lugares diferentes – o que não é inviável no caso de bookmarks, mas ocuparia um espaço monumental na organização de fotos digitais pelo Picasa ou coisa parecida.

Nuvem clareia o horizonte

Uma das formas de se navegar pelos favoritos do Delicious é pela “nuvem” de tags (tag cloud), que existe também no Flickr e afins. Nesta visão, o tamanho das letras e a cor das palavras – dispostas em ordem alfabética – indica a popularidade de uma tag. Na Figura 2, vemos a nuvem acessada pelos links “popular” e “see more tags” da página principal do Delicious, onde aparecem os rótulos mais populares entre todos os usuários do site.

Clicando em um deles (experimentamos “technology”), acessamos a lista de sites rotulados com aquela palavra-chave, em ordem cronológica reversa (existe a opção de exibi-las também por popularidade), com o número de pessoas que “favoritou” cada site destacado em tons de rosa, cuja intensidade varia de acordo com a popularidade da página (Figura 3). Na lateral direita, vemos as tags relacionadas – geralmente atribuidas simultaneamente a essa por quem adiciona um site qualquer.

As outras duas grandes vantagens do Delicious, por sinal, derivam do fato de ele ser um serviço online, e não um software instalado no computador. Graças a isso, podemos acessar nossos favoritos a partir de qualquer computador conectado à Internet. A outra conseqüência – fundamental à essência do Delicious e da folksonomia – é que os favoritos passam a ser compartilháveis: digitando del.icio.us/preuss, por exemplo, você fica sabendo o que este que vos escreve “favoritou” no serviço

É óbvio que, para isso, será preciso criar um cadastro no site – gratuito e inofensivo, não se preocupe (Figura 5). De posse de seu login e senha ou depois de logado no site, tanto se pode clicar no link “post” ou acessar diretamente o endereço https://del.icio.us/post/ para inserir um favorito quanto usar os “bookmarklets” disponíveis no link “Try our browser buttons” da tela “post” – a opção mais prática. As instruções e links de instalação estão em https://del.icio.us/doc/bookmarklets.

Com os “bookmarklets” na barra de links do seu navegador, adicionar um site aos favoritos do Delicious será apenas uma questão de clicar no link “Post to Del.icio.us” ou “Remember This”. Nestes casos nem é preciso fornecer a URL, já que o navegador informa ao Delicious a página onde você estava quando clicou no link – e, melhor ainda, retorna para ela depois de adicioná-lo.

Escolha das tags é simples, mas essencial

A tela de cadastro de um favorito mostra, além da URL da página, uma descrição copiada de seu título (mas que você pode editar, se quiser), um campo para anotações opcionais sobre o conteúdo da página e, o mais importante, outro para as tags, ou palavras-chave. Aqui, dependendo da página selecionada e do que você já fez no Delicious, podem aparecer tags recomendadas, a lista completa de suas tags e tags populares entre outros internautas que favoritaram aquela página – é só clicar em qualquer uma delas para adicioná-la à sua lista.

Sempre que você adicionar um site ao Delicious ou encontrar um interessante no próprio serviço, navegando pelas tags alheias, poderá clicar naquele número de pessoas que também o adicionaram para ver quem são esses outros internautas e que palavras-chave eles atribuíram ao site. Clicando no WNews, descobrimos que apenas seis pessoas já o tinham nos favoritos do Delicious quando este texto foi escrito.

Suspeitamos que uma dessas seis pessoas, de login “naraf”, fosse uma velha colega de trabalho. Clicando sobre o apelido dela, tivemos acesso à lista completa de seus favoritos no Delicious (inlcluindo os blogs “Homem é Tudo Palhaço” e “Bulhufas” e comprovamos ser quem estávamos pensando. Afinal, diga-me quais são seus sites favoritos que lhe direi quem és! :-)

Falando nisso, vale um alerta: já ouvimos falar de pelo menos uma empresa brasileira que recruta funcionários pelo Delicious, avaliando o quão “antenados” são os candidatos de acordo com os sites que visitam. Mesmo que você não esteja procurando emprego agora, é bom lembrar disso e pensar bem antes de adicionar seus sites eróticos preferidos. Ah, e aqueles sites de games no meu perfil foram adicionados por fins estritamente profissionais, ok?
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale agora via Whatsapp
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads