Dois anos depois de apresentar o Material Design, o Google finalmente começou a testar a aplicação do conceito ao seu produto principal: o buscador.
Usuários começaram a topar com uma nova página ao visitar o google.com. O fundo branco ficou cinza claro, e os resultados agora se acomodam em cartões brancos com pequenas sombras que passam uma impressão de flutuação.
No novo layout, que já apareceu para um editor do
Engadget, também há uma pequena alteração na disposição dos resultados. Antes, ao procurar por um músico, por exemplo, o Google traria um bloco lateral com informações e, abaixo, os resultados da busca. Agora essas informações ficam na mesma coluna, aparecendo antes dos resultados.
A página inicial também ficou com uma aparência mais “limpa” com o Material Design, e foram feitos ajustes de iconografia para que as coisas fiquem mais padronizadas.
Os testes vinham sendo citados por poucas pessoas pela internet, mas o número de afetados parece estar crescendo. Como o Google ainda não se pronunciou, porém, pode ser que tudo isso seja alterado até a aplicação do novo layout.
Fonte
Olhardigital
Este teste chamado de Teste A/B, é fundamental para entender o comportamento e aceitação do usuário na navegação do site. Uma simples mudança de um botão de lugar, ou alteração de cores, podem significar um aumento drástico de conversões e interesse ou a queda brusca dos gráficos estatísticos. Por isto é fundamental realizar o
marketing do site e SEO(search engine optimization) corretamente, visando o usuário. Seja um
site institucional,
comércio eletrônico ou mesmo um buscador como a gigante Google :).