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Formas de Entrega e Frete para Loja Virtual

30/09/2013
Um dos maiores pilares de uma loja virtual e que também a distingue em relação ao comércio tradicional está na entrega de seus produtos. Além de ser imprescindível para uma loja virtual, a experiência de adquirir um produto e recebê-lo em casa pode ser um atrativo para os novos compradores e também para os já fidelizados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo eBit, além dos preços baixos encontrados nos sites (58%), a praticidade também conta como um dos motivos para comprar pela internet, representando 28% de interesse.

E é exatamente por se tratar de um dos pilares de um comércio virtual que o assunto deve ser tratado com atenção. Algumas das reclamações dos clientes são justamente sobre a entrega fora do prazo, ou até mesmo a não entrega de um produto. Basta dar uma passeada no site Reclame Aqui para ver muitos clientes insatisfeitos com a demora. Em uma breve pesquisa, é possível encontrar casos de atrasos de mais de um mês de entrega e também histórias das quais a transportadora sequer existia. Quando um caso desses acontece, as consequências vão além da insatisfação do cliente: ele deixa de comprar na sua loja e ainda espalha o mau serviço nas redes sociais. O resultado é a perda de não apenas um cliente, mas de vários potenciais clientes. Somente no primeiro semestre deste ano, o Reclame Aqui registrou um aumento de 75% de reclamações em relação ao mesmo período do ano passado, ultrapassando 254 mil reclamações. Se você está pensando em abrir uma loja virtual e quer saber como ter uma entrega eficiente no seu negócio, ou se ainda tem dúvidas de como seu produto pode ser melhor entregue ao cliente, leia abaixo as diversas formas de entrega e veja quais se adaptam melhor ao seu e-commerce:


1 – Frete com os Correios:

1.1 – Precisa de contrato para fazer envio pelos correios?

Com os Correios, não é necessário a realização deste contrato, porém, sem ele o comerciante paga o valor normal de envio, sem descontos, e precisa sempre pagar o valor do frete imediatamente na boca do caixa. Para ter descontos conforme o volume mensal de envio e pagar o valor de envio mensalmente, é importante ressaltar que, assim como para implementar um sistema de cobrança de cartões de crédito em uma loja virtual, o envio de encomendas também se faz necessário obter um contrato entre a loja e a empresa responsável pelo transporte.

1.2 Como é feito o calculo de pesagem e/ou cálculo de dimensões:

Para calcular o frete, os Correios utilizam dois modos de cálculo: a cobrança por peso e a por peso cubado. Este último visa compreender a dimensão das encomendas para que estas comportem nas aeronaves ou caminhões. Geralmente as empresas cobram o que tiver maior pesagem, ou seja, se o peso do produto for maior que o peso cubado, o primeiro é que será precificado.

A empresa, porém, isenta a precificação cubada de encomendas com até 10kg cúbicos, sendo cobrado apenas pelo peso físico. Em caso de um valor acima deste peso, calcula-se o preço de maior valor. Para obter o peso cúbico de um produto nos Correios é preciso, portanto, saber as dimensões corretas de cada produto e realizar o seguinte cálculo:

(Altura X Largura X Comprimento) / 6.000

Saber as dimensões corretas dos produtos para o envio da encomenda pelos Correios é também importante por outro motivo. A ECT possui limites de dimensões dos produtos a serem enviados. Veja abaixo as tabelas com estas limitações:

Pacote e Caixa:

    Mínimo:

  Máximo:

Comprimento (C)

    16 cm

  105 cm

Largura (L)

    11 cm

  105 cm

Altura (A)

    2 cm

  105 cm

Soma máxima das dimensões: C + L + A

-

  200 cm

 

Envelope:

    Mínimo:

  Máximo:

Comprimento (C)

    16 cm

  60 cm

Largura (L)

    11 cm

  60 cm

 

Rolo:

    Mínimo:

  Máximo:

Comprimento (C)

    18 cm

  105 cm

Diâmetro (D)

    5 cm

  91 cm

Soma máxima das dimensões: C + (2 X D)

    -

  200 cm

Ex1. Encomenda com as dimensões: 43cm X 28cm X 52cm e pesando 15Kg:

43cm X 28cm X 52cm / 6000 = 10,434Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso físico = 15Kg.


Ex2. Encomenda com as dimensões: 55cm X 31cm X 40cm e pesando 7 Kg:

55cm x 31cm x 40cm / 6000 = 11,36 Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso cúbico = 11,36Kg.


1.3 Preciso informar manual os valores de frete na minha loja virtual?

Não, pois os correios disponibiliza um sistema chamado Web Servico: é um sistema que permite o cálculo remoto personalizado, dentro da própria loja virtual, de prazos de entrega e valores do frete de uma determinada encomenda. O serviço funciona tanto para os clientes que tem contrato ou não. A diferença é que para os clientes que não tem contrato o calculo é feito com o mesmo valor da boca do caixa da agencia dos correios e para os que tem contrato o valor será o mesmo vinculado ao seu contrato e o pagamento é feito só uma vez por mês através da sua fatura.

1.4 Quais as formas de entrega dos correios que posso usar na minha loja virtual?

Os serviços mais comuns dos correios utilizados em lojas virtuais são:

- PAC: serviço de envio de encomenda econômica. O tempo de entrega do produto é mais demorado, porém mais barato. O limite de peso da remessa individual é de 30kg em âmbito nacional e 50kg em âmbito estadual.

- Sedex: este serviço de encomenda expressa permite o envio de mercadorias de até 30kg. Em alguns casos, se a entrega for realizada entre capitais, a encomenda pode chegar no dia seguinte, se o envio for realizado no mesmo dia que o cliente solicitou a mercadoria.

- e-Sedex: designado apenas para quem possui contrato com os Correios, o serviço oferece a entrega expressa de produtos, que são adquiridos por meio de lojas virtuais, por preço de PAC. O limite de encomenda é de 15kg.

- Sedex 10: esse tipo de serviço a entrega da encomenda até às dez da manhã do dia seguinte. Importante salientar que nem toda a cidade que permite a postagem do Sedex 10 é uma localidade de entrega, pois somente algumas faixas de CEP atendem dentro da localização. O limite de peso também é restrito, 10kg.

- Sedex hoje: garante a entrega ao destinatário até às 18h do mesmo dia da postagem. Os Correios disponibilizam no site a data e o horário da entrega. Em caso de impossibilidade, o motivo respectivo é também informado no site.

Veja abaixo o quadro comparativo entre os serviços de entrega dos Correios:
 


1.5 Posso enviar produtos para o exterior atraves dos correios?

Sim, abaixo seguem algumas formas de entrega internacional que os correios disponibiliza:

- Entrega internacional: Assim como no envio nacional, os correios oferecem fretes expressos ou econômicos para enviar a encomenda para fora do país. Assim como no território nacional, existem restrições de dimensões e pesagem para o envio. Há também a necessidade do preenchimento de um Formulário de Postagem - Airway Bill – que acompanha a encomenda até o país de destino, prestando esclarecimentos à alfandega e aos empregados postais. Importante verificar antes da postagem se a encomenda não consta na lista de proibições:

- EMS Brasil: envia a mercadoria com prioridade máxima de entrega. Dependendo do país de destino, seu limite de peso é de 30kg.

- Leve Internaciona: este serviço, por sua vez, trabalha com prazos médios de encaminhamento e entrega da mercadorias, que tenham o valor máximo de até R$ 1 mil e com o limite de peso de dois quilos.

- Mercadoria Econômica: é o serviço de PAC internacional. O tempo de entrega do produto é um pouco mais demorado que os demais, e possui limite de peso de 20kg.


2 – Frete com transportadoras:

Esse tipo de transporte oferece uma diversa gama de empresas das quais você pode contratar. Existe, porém, algumas empresas que possuem mais experiência com a prática de comércio virtual do que outras. A Jamef e a Jadlog oferecem o web service  de simulação de preços para o e-commerce, sendo possível, assim como nos correios, realizar um cálculo simulando o valor do frete dentro da própria loja virtual.

Ao contrário dos Correios, as transportadoras não possuem restrição de pesagem com as encomendas, sendo uma boa opção para quem vende produtos com mais de 30Kg ou com dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT. Além disso, o risco de incidência de alguma paralização ou greve por uma transportadora privada é menor, diminuindo uma possibilidade de atraso da encomenda.

A Jamef, assim como os Correios, realiza um sistema de cálculo de frete que leva em consideração a cubagem. O cálculo pela transportadora é um pouco diferente: multiplique as medidas de altura X comprimento X altura para obter a metragem cúbica. Em seguida, multiplique o valor por 300 (em caso de transporte rodoviário) ou 167 (em caso de transporte aéreo). Por fim, multiplique pela quantidade de volumes. Se a cubagem for maior que o peso real da carga, o preço cubado será o valor considerado. Caso contrário, será cobrado o valor pelo peso real.

A Total Express e a Directlog também não possuem restrição com peso ou dimensões do produto. A simulação dos valores do frete, porém, necessitam de uma atenção maior. É necessário solicitar uma planilha para ser incluída no sistema da loja virtual.

Para o envio de encomendas para o exterior, uma outra opção é a Fedex. Assim como as transportadoras para território nacional, a empresa não possui restrição de peso. Além disso, fornece também o web service para a simulação do valor do frete. É possível contratar dois tipos de serviço com a Fedex, um para quem eventualmente transporta mercadorias para o exterior e outro para quem envia produtos com maior frequência.


3 – Entregas alternativas:

É interessante também criar um método de entrega alternativa, dependendo da abrangência da sua loja virtual. Se a encomenda for próxima à loja ou ao estoque, é possível diminuir o prazo de entrega com a utilização de um motoboy ou veículo próprio. A opção de retirada na loja também pode ser uma alternativa, onde o comprador realiza toda a transação financeira pelo site e retira a mercadoria no espaço físico.

Em vendas com o perfil B2B, é possível também utilizar a função na loja virtual de transportadora a cobrar, onde a empresa de transporte escolhida pelo comprador retira a encomenda negociada.

Conclusão:

Agora que você já viu todas as opções existentes de entrega da sua mercadoria, basta avaliar as opções que são mais vantajosas para a sua empresa. Não esqueça que o peso e o tamanho do seu produto são determinantes para a escolha e, se for o caso, você pode também recorrer à mais de uma empresa para o frete. Feita a escolha, é só partir para a venda!

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