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7 maneiras de fazer seu cliente se sentir mais seguro e vender mais

27/04/2014
A consultoria PricewaterhouseCoopers divulgou no final do ano passado que o investimento em segurança da informação aumentou 51% em relação ao ano de 2012. Isso significa que os empresários tem investido cada vez mais no setor, um ótimo sinal.

O que preocupa é que, conforme a mesma pesquisa, 24% das empresas que foram ouvidas informaram que perderam dados em consequência de incidentes de segurança. Isso representa um aumento de 16% em relação a 2012. Ou seja, os investimentos, embora tenham aumentado, ainda não são o suficiente e é preciso mais.

Agora, se a sua empresa é uma das que tem investido em segurança da informação, essa é a hora de se destacar das concorrentes e mostrar o quanto você se preocupa com os clientes. Mas antes de apontar quais são seus investimento você precisar informar ao cliente a necessidade da segurança e porque determinadas ações devem ser tomadas.

Ao conscientizá-lo, você abrirá as portas para divulgar tudo aquilo que tem feito, ou seja, o investimento em segurança será revertido em uma ótima oportunidade de marketing. Dois resultados e um só investimento, afinal, você irá se proteger de possíveis invasões, armazenar com segurança as informações do cliente e seus dados de mercado e ainda usar isso em benefício do seu departamento comercial.

Como fazer na prática:

A seguir iremos apresentar formas de fazer o usuário valorizar a importância do investimento em segurança. As dicas também servem para que as empresas possam entender que é preciso incentivar o cliente a buscar por segurança, isso sem dúvida trará credibilidade à empresa, o que naturalmente propiciará vendas. Lembre-se que somente conscientizando o usuário da importância da segurança online é que ele irá valorizar todo o seu esforço.

1. Redes sociais:

Este talvez seja o principal meio de engajamento de pessoas criado nas últimas décadas. Conteúdos relevantes costumam ser bem recebidos e geralmente são compartilhados. Não deixe de divulgar materiais que apontem a importância de se comprar com segurança e explique os riscos que a falta dela pode causar ao cliente. Este sem dúvida é uma das mais rápidas ferramentas a serem exploradas. Utilize seu design ou simplesmente compartilhe materiais gerados por empresas de segurança, elas podem ser uma excelente fonte de dados e materiais de referência.

2. Certificações

Tenha o que mostrar ao seu cliente, afinal, não adianta divulgar a importância da segurança sem Investir em certificação.

Certificados digitais podem não ser baratos, mas é necessário para garantir a integridade de seu negócio, por isso busque-os e não deixe de expor os selos de segurança oferecidos pelas tantas empresas do segmento.

Caso não possua um selo de segurança em seu site, procure por empresas que ofereçam essas certificações e as estampe na sua página de forma visível. Mas cuidado, existem selos que são apenas uma imagem e não oferecem nenhum serviço de proteção para seu site, isso ao invés de aumentar suas vendas poderá se tornar um problema e a sua marca pode perder tudo aquilo que construiu ao longo dos anos. Pois sem auditoria em seu site, o que a certificação realiza, você ficará exposto a malwares ou qualquer tipo de invasão e se isso for descoberto pelo cliente sua marca pode se prejudicar para sempre, fazendo com que usuários não confiem mais nela.

Procure por empresas tradicionais no mercado. Elas irão lhe fornecer selos de segurança mostrando que aquela página é segura, essas costumam ser empresas conhecidas pelo grande público. Uma saída interessante é ouvir do usuário quais empresas de segurança lhe transmitem maior credibilidade e respeito. Pense sempre em ser honesto com o cliente e ele se fidelizara a sua loja.

Atitudes para aumentar a sensação de segurança do cliente

Além de ações de segurança da informação, que devem ser prioridade, pois norteiam qualquer motivação de compra por parte do cliente – afinal ele não vai comprar em lugares que não se preocupam com isso, procure desenvolver ações que garantam a segurança na aquisição de determinado produto.

3. Ofereça versões de teste

Ao experimentar o produto o cliente terá mais certeza se ele atende as sua necessidade. Caso o produto que você comercialize apresente possibilidade de liberação de um período de testes, não hesite e o ofereça.

Softwares e programas são exemplos de produtos que podem oferecer versão de testes. Além de fazer com que o cliente se sinta mais seguro, você poderá estreitar sua relação com o cliente, pois para liberar o acesso ao download o usuário precisará preencher um cadastro. Com isso você terá informações como e-mail e telefone para estreitar a relação com ele.

4. Deixar bem claras as regras de pagamento

Algumas empresas costumam deixar em letras reduzidas e lugares escondidos as políticas de pagamento e privacidade da empresa. Divulgue informações sobre o armazenamento das informações do cliente e quais são as regras de devolução e troca. Isso cria uma relação de confiança e faz com que o cliente opte por comprar nestas páginas, afinal você está sendo transparente.

5. Avaliações/Reviews

Apresentar canal de comunicação onde os clientes podem expressar suas opiniões sobre produtos e serviços, deixando os comentários visíveis a outros usuários é uma outra medida que pode ser tomada. Isso permite que ele tenha, de maneira facilitada, a opinião de outras pessoas assim que clicar no produto. Um bom exemplo dessa ação é desenvolvido pela Amazon.

6. Suporte em tempo real

Manter um suporte em tempo real para que o cliente saiba o andamento da compra ou entrega faz com que o mesmo se sinta mais seguro sobre o estágio do seu pedido.

7. Disponibilidade de dados da empresa como CNPJ e endereço físico em área visível.

É obrigatório por lei e deixa o cliente ciente de como pode contatar a empresa se algo der errado. Empresas sérias não tem medo de divulgar telefone, endereço de sua sede, registros estaduais e o CNPJ.

Aja!

Siga as dicas para pensar em algo que possa ser válido ao seu cliente, utilize cases de sucesso, afinal ideias boas devem ser sim copiadas.

Pense que se o seu cliente for informado da importância de se utilizar um espaço virtual seguro, ele começará a buscar por empresas que tem investido nisso. Isso é um bom sinal, afinal, você poderá aproveitar essa demanda para atrair clientes.

Caso você não tenha investido em segurança, que tal mudar esse conceito e também trabalhar para que possa oferecer o ambiente mais seguro possível?

*Co-autor: Leonardo Vergani Analista de Marketing Digital, integrante da Célula Digital da Site Blindado S.A.


Fonte : Ecommerce Brasil
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