O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem na internet. Anunciar no Instagram é uma grande oportunidade para empresas que buscam posicionar suas marcas e produtos de maneira diferenciada.
A rede social mais amada no Brasil já possui de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo, e mais de 60 milhões são brasileiros. Essa quantidade justifica a grande oportunidade de investimento em publicidade e propaganda on-line.
Instagram Ads
Com o crescimento do Instagram em todo o planeta, a expansão do Instagram Ads tem sido muito forte. O
Instagram Ads é uma plataforma de anúncios para geração de posts patrocinados que podem ser veiculados através de vídeos, fotos e carrossel de imagens.
A principal função do Instagram Ads é promover marcas, produtos e conteúdos. Principalmente, gerar cliques nos anúncios, nas imagens e alcançar novos seguidores. Dessa forma, o Instagram proporciona mais visibilidade, reconhecimento e atração para a sua empresa, marca e produto.
Interação com clientes
Através do Instagram é possível gerar e melhorar o relacionamento com os seus clientes. Similar ao
Facebook Ads, podendo aproveitar conteúdos da mesma timeline para geração de anúncios. Ao veicular os posts patrocinados raio de atuação de seu IG ( Instagram ) é ampliado e com isto o volume de engajamento é maior. As interações dos usuários tende a ser maior permitindo que curtam, comentem e gerem maior possibilidade de retorno ( conversão ).
Planejamento e segmentação ao anunciar no Instagram
Tenha em mente que ao anunciar no Instagram deve planejar com cuidado cada etapa. Os anúncios podem ser segmentados por interesses de consumo, localização geográfica, faixa etária, sexo, interesses por assunto, nível de escolaridade, estado civil, públicos especiais, entre outros. Esta segmentação é importante para direcionar sua campanha a usuários com maior potencial de interesse. Desta forma além de aumentar sua chance de conquistar o usuário, você aumenta também suas possibilidade de aumento de vendas, além de reduzir o desperdício de esforços e recursos financeiros á usuários que podem nunca se tornar um cliente ou um seguir.
Tipos de anúncios no Instagram Ads
O Instagram permite a veiculação de imagens (fotos, desenhos e câmera), vídeos e imagens em carrossel. Os anúncios veiculados através do Instagram Ads permitem utilizar esses formatos na veiculação de um conteúdo promocional. Os anúncios podem ser nos formatos de:
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Carrossel: utilização de no máximo quatro imagens quadradas para o giro das mesmas;
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Vídeo: O vídeo utilizado deve ter de 5 a 60 segundos de duração e peso máximo de 30 MB por arquivo em formato MP4;
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Imagens: As imagens devem ter peso máximo de 10 MB, em formato quadrado (com 600 x 600 px ou 1936 x 1936 px) ou retangular (600 x 315 ou 1936 x 1016 px);
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Textos: As postagens também aceitam a inclusão de textos com no máximo 300 caracteres no post, aproveite o espaço para inserir hashtags.
Investir em Instagram Ads
Uma rede social com milhões de pessoas proporciona boa possibilidade de acesso, permitindo que muitas pessoas vejam o seu anúncio, disseminando a informação. Atualmente, qualquer marca pode publicar e ter acesso ao Instagram, incluindo pequenos negócios e marcas pessoais.
Instagram para negócios
Caso ainda não tenha, o primeiro passo é criar uma conta para a sua empresa no Instagram. O processo é simples, bastando seguir as instruções do aplicativo. Em seguida, para que as opções de criar propagandas apareçam, é necessário configurar um perfil comercial — lembrando que você vai precisar ter uma página do negócio no Facebook para fazer a sincronização.
Acesse o seu perfil e toque no menu (os 3 tracinhos que ficam no canto superior direito). Depois, escolha Configurações. Então, selecione "Mudar para perfil comercial" e siga os passos que aparecem na tela para começar a usar a versão do Instagram para negócios.
Porquê anunciar no Instagram ?
Seja para fortificar a presença de sua marca, para oferecer seus serviços, apresentar seu site ou blog e adquirir seguidores reais ou até mesmo para vender seus produtos, o Instagram é uma opção fantástica. O engajamento dos seguidores tende a ser maior do que em outras redes e as possibilidades de crescimento real são muito grandes se comparada a outras redes sociais. Anunciar no Instagram com um planejamento estratégico bem elaborado por ser muito mais barato do que o investimento em outra mídias e muito mais efetivo já que cada usuário atingido tem um grande potencial em se tornar cliente ou seguidor.
Se comparado a outros formatos de mídia offline, anunciar no Instagram é ainda mais vantajoso pois toda campanha é completamente mensurável, ou seja, é possível medir o retorno real do investimento ( ROI ) e planejar crescimentos exponenciais gradativos.
É possível iniciar uma campanha e
anunciar no Instagram com valores realmente baixos e ampliar seu investimento á medida que as vendas ou crescimento for ocorrendo.
Outro ponto muito importante é a retenção do usuário, ou seja, á partir do momento em que o usuário começa a seguir seu perfil, você tem acesso mais facilitado á ele que pode iniciar uma jornada de compra ou mesmo comprar mais de uma vez. Assim temos não somente a possibilidade de conversão real mais também a possibilidade de remarketing.
Portanto, seja para pequenas ou grandes empresas, é essencial ter um objetivo a ser atingido antes de criar os anúncios. Conteúdos com cara de anúncios não chamam atenção, são considerados “spam”, é necessário pensar num conteúdo que interaja com o cliente para aproveitar todo potencial desta rede social incrível que vem ganhando milhares novos usuários dia a dia e mudado a situação financeira e a realidade de muitas empresas.
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Marketing em Redes Sociais.
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