Marketing por e-mail
11/11/2009
É possível usar o e-mail para fidelizar clientes, criar relacionamentos e apoiar novas vendas. Segundo pesquisas recentes, a comunicação por e-mails é a atividade realizada com mais freqüência pelos usuários da internet. Aproveitando esse conhecimento, as empresas que até pouco tempo atrás se comunicavam com seus clientes apenas por carta ou telefone hoje podem utilizar o e-mail como uma efetiva ferramenta de comunicação e de marketing.
O termo "e-mail marketing" refere-se à utilização do e-mail com objetivos mercadológicos, o que inclui o envio de mala direta eletrônica, mas não se limita a ela. As principais utilizações do e-mail são:
Suporte às atividades da empresa
São os e-mails informativos, geralmente disparados automaticamente pelo sistema. Geram confiabilidade e segurança. É importante que as informações fornecidas sejam objetivas e esclarecedoras, a fim de evitar que o usuário tenha o trabalho de contatar a empresa para tirar dúvidas ou cancelar o recebimento dos e-mails.
Suporte ao cliente
Canal que permite que o cliente se comunique com a empresa de forma fácil, rápida e barata. É importante que a resposta, além de rápida, seja personalizada e atenda de forma efetiva a solicitação do cliente, para evitar que a empresa perca credibilidade. O tradicional "Fale conosco" deve estar exposto em local bem visível do site.
Mala direta eletrônica
Embora possa ser confundida com a newsletter, a mala direta eletrônica visa um retorno rápido, por meio do aumento nas vendas e, geralmente, não tem uma freqüência de envio regular. É o caso dos boletins com ofertas de produtos e promoções que algumas grandes lojas da internet enviam após a efetuação de uma compra e o fornecimento do endereço de e-mail para essa finalidade.
É o caso, também, das malas diretas não autorizadas enviadas para milhares de internautas, o famoso e odiado "spam". Diferentemente da mala-direta eletrônica, enviada para clientes ou visitantes cadastrados, o spam se caracteriza pelo envio da mensagem a um imenso número de endereços de e-mails, obtidos sem o consentimento de seus proprietários. O spam é nocivo para qualquer empresa que pretenda ter vida longa na internet, pois geram, na maioria das vezes, muito mais raiva e incômodo do que vendas. Além, é claro, dos problemas legais e punições dos provedores de acesso a que estão sujeitos os spammers(pessoas que envaim os spams).
E-mail newslettergerador de fidelização
É a comunicação que visa manter viva, no cliente potencial, a lembrança da empresa e seus produtos, estimulando credibilidade e confiança. Uma newsletter é um boletim enviado periodicamente aos clientes e visitantes do site. Nesse formato, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.Geralmente os visitantes cadastram-se para recebimento do mesmo.