Publicidade online brasileira cresce 23,6% em janeiro de 2009
São Paulo - Segundo Projeto Inter-Meios, faturamento do setor chegou a R$ 55,27 milhões. No geral, publicidade teve crescimento de 2,1%.
O faturamento da publicidade na internet em janeiro deste ano foi de 55,27 milhões de reais, um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Projeto Inter-Meios.
Com isso, a participação do meio online chega a 4,4% do mercado publicitário brasileiro. No total, o mercado publicitário brasileiro faturou 1,256 bilhão de reais, aumento de 2,1% em relação ao faturamento registrado em janeiro do ano passado.
Por outro lado, a mídia impressa não teve um bom começo de ano, segundo o Inter-Meios. O faturamento das revistas despencou 8,4%, de 81,3 milhões de reais em janeiro de 2008 para 74,45 milhões de reais em janeiro deste ano. A participação desse segmento caiu de 6,6% para 5,9%.
Já os jornais tiveram queda de 5,7% na receita, que caiu dos 223,93 milhões de reais no primeiro mês do ano passado para 211,13 milhões em janeiro deste ano. Com o resultado, a participação desse setor na publicidade brasileira baixou de 18,2% para 16,8%.
O tipo de mídia que teve o maior crescimento foi o cinema, cujo faturamento saltou de 2,06 milhões de reais no ano passado para 4,8 milhões de reais no primeiro mês de 2009, um aumento de 132% no período. Ainda assim, a participação desse setor na publicidade nacional é ínfima e representa apenas 0,4% de todo o mercado.
Os meios “rádio” e “guias e listas” tiveram perdas pouco significativas e mantiveram suas participações de mercado: 5% e 1,4%, respectivamente.