Investimento publicitário na Internet brasileira cresce quase 20% em 2011


07/03/2012

Índice é cinco vezes maior que o de revistas e jornais. Arrecadação da TV aberta também avança e é superior ao de todos os outros meios juntos.

A Internet brasileira terminou 2011 como meio que mais cresceu em termos de arrecadação com publicidade: 19,63%, pouco à frente da TV paga, que teve alta de 17,85%. Dessa forma, a participação das duas no mercado chegou a, respectivamente, 5,1% (1,45 bilhões de reais) e 4,2% (1,19 bilhão).

A liderança isolada continua nas mãos da TV aberta. Seu share é de 63,3% - alta de 9,17% em relação ao ano anterior – quase seis vezes maior que o do jornal impresso, na segunda colocação com 11,8%. O crescimento deste último foi modesto: 3,83%, superando, porém, o das revistas (3,48%) e do rádio (3,28%).

A maior queda ficou com o investimento em cinema, que caiu 6,23%, seguido pelo reservado a guias e listas, que sofreu baixa de 2,59%. Mídia exterior foi o terceiro que mais avançou, com 12,09%, conquistando fatia de 3%.

No total, o mercado publicitário brasileiro gastou 28,45 bilhões de reais com a veiculação de anúncios, 8,54% a mais do que em 2010. Se considerados também a verba residual e o valor para a produção de propagandas, o montante atinge 39,03 bilhões de reais, o que coloca o Brasil entre os cinco maiores do setor, segundo dados da agência ZenithOptmedia.
 

Publicidade2012

Fatia da TV aberta supera a de todos os outros meios juntos

Apesar do convincente resultado, o segmento cresceu bem menos em 2011 do que em 2010 – quando o índice foi de 17,7% - o que configura uma desaceleração. A tendência deve persistir em 2012, sendo revertida em 2014, ano da Copa do Mundo. Em geral, as empresas reduzem seu investimento em marketing no período anterior à realização de um grande evento para elevá-lo consideravelmente quando este chegar.

Os números da publicidade brasileira foram contabilizados pelo Projeto Inter-Meios, coordenado pelo periódico Meio & Mensagem e auditado pela PricewaterhouseCoopers.

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