O consumidor mudou radicalmente após o Covid-19


22/10/2020
Todos nós sabemos que a Covid-19 é uma doença que vem impactando de diversas maneiras as empresas e consequentemente a economia. No entanto, com tudo isso o que vem ocorrendo, não foi somente as empresas mudaram seus hábitos, mas também os consumidores.

Como será que o consumidor pós pandemiairá se relacionar com as empresas ?


O consumidor mudou e está cada vez mais online

Bom, muitas empresas ainda não pensaram nessa questão, mas já passou da hora de colocar os pés no chão e desenvolver um planejamento pós pandemia, para que a recuperação seja mais rápida e eficiente.

O consumidor pós pandemia mudou totalmente

Realmente a pandemia foi um fator que mudou completamente toda a nossa sociedade. Fatores que não eram tão importantes passaram a ser e é necessário que as empresas busquem se readaptar aos consumidores atuais, para conseguir sobreviver e garantir a sua fatia no mercado. É necessário que as mudanças sejam analisadas e sejam traçadas estratégias que ajudem os empresários a alcançar os melhores resultados.

Veja a seguir algumas das principais mudanças que devemos levar em consideração para (não perder) alavancar seu negócios agora e no pós pandemia.

Consumo indiscriminado

O consumo indiscriminado vem ocorrendo na pandemia e o consumidor pós covid-19 tenderá a mudar os seus hábitos de consumo. Os produtos de higiene pessoal, por exemplo, estão batendo recorde de vendas, essa é uma tendência que passará a fazer parte do novo normal. No entanto, isso reflete nos gastos do consumidor, ele deixa de gastar em outros itens para investir mais em produtos de primeira necessidade, especialmente alimentos.

É necessário ser conveniente

O consumidor mudou muito com o coronavírus, entre essas mudanças podemos citar o fator conveniência. A conveniência já era um fator importante, mas com a covid se tornou ainda mais importante. Estar próximo do seu cliente e proporcionar ótimas experiências de compra por maiores canais de distribuição pode ser essencial. Atualmente vender online e ter seu próprio aplicativo móvel é fundamental e isso ficou ainda mais evidente diante da pandemia.

Preferência por empresas e produtos locais

O consumidor parece ter se tornado mais consciente com relação à economia e isso fez com que ele passasse a apoiar mais os produtores locais, dando preferência assim aos seus produtos e/ou serviços.

Consumo mais consciente

Como será o consumidor no pós pandemia ?

No cenário em que estamos vivendo, muitos consumidores estão desenvolvendo posturas de um consumo mais consciente. Por conta disso, muitos passaram a se interessar pela certificação dos produtos que consomem e saber como que estes foram produzidos.

Portanto...

Todas as crises geram oportunidades para que possamos evoluir e melhorar produtos e serviços, a pandemia trouxe oportunidades de desenvolvimento e você simplesmente deve se adaptar ao mercado e aos novos hábitos dos consumidores, em especial no pós pandemia que esperamos tanto chegar, não é ?!

Identifique o que de fato impacta o seu negócio e consiga fazer mudanças na mesma velocidade com que o mercado muda, isso garantirá que você não fique para trás e consiga superar a crise ainda mais forte. Faça destes momentos difícies uma forma de impulsionamento para sua evolução e de seus negócios.

Assim como muitos negócios que se reinventaram, seu negócio também pode superar a crise, evoluir e crescer. Conte conosco !


Newsletter