Por que o marketing deve fazer parte das redes sociais da sua empresa


27/02/2019
Redes Sociais - Marketing - Facebook - Instagram - Twitter - Ads

As redes sociais chamam a atenção do público a cada dia, são bilhões de usuários que compartilham e criam conteúdo todos os dias, tanto do cotidiano, quanto de questões profissionais.

Criar uma conta em alguma rede social para alavancar as vendas e fortalecer a marca da empresa é muito importante. Porém, sem uma ideia estratégica do uso e dos resultados, suas publicações ficaram sem sentido, sua relevância nas mídias digitais será nula.

Por isso, é fundamental que qualquer empreendedor tenha o mínimo de conhecimento de marketing em redes sociais para ter sucesso nas plataformas, pois esse mundo tem várias portas abertas para incríveis oportunidades.

O que é marketing em redes sociais ?

Em primeiro lugar é necessário saber um pouquinho sobre as redes sociais, como o próprio nome já diz, é o local para se interagir socialmente com outros usuários. Os diálogos das redes sociais tem sempre um objetivo de mostrar a vida cotidiana, ou de compartilhar informações e memes engraçados, tudo isso é o básico de uma pessoa neste meio. Uma comparação a isso é a conversa com os amigos, ou o churrasco em família, no qual pessoas conversam sobre diferentes assuntos.

Será que neste tipo de ambiente é possível fazer marketing através de redes sociais com uma campanha ou anúncio de empresas neste local? Depende...

Um anúncio, propaganda voltado a um tema que não tem a ver com os usuários logo será rejeitada, pela falta de interesse da pessoa pelo anúncio. É como os comerciais de TV, nos quais muitos vão para a cozinha ou banheiro de casa e ignoram os anúncios exibidos.

O que justifica o marketing nas redes sociais é a forma de se comunicar com os usuários, ou seja, qual a melhor forma de se comunicar com essas pessoas sem ser intrusivo? Esse é o desafio.
 

Então, como resolver essa questão

Primeiramente, qual o seu objetivo na rede social? O que você deseja fazer neste local? O excesso de perguntas feitas são importantes para iniciar a entrada da sua empresa na rede social e trabalhar com marketing em redes sociais.

Se o objetivo é vender mais, busque alternativas de comércio eletrônico. Pela maior comodidade dos usuários em fazer as coisas do dia a dia, a maioria da população que tem acesso a internet logo deseja fazer compras por este meio.

Além disso, o relacionamento com o consumidor é uma oportunidade de ter um relacionamento mais próximo. As redes sociais são ambientes para as pessoas se comportarem ambientalmente, se a sua empresa conseguir conciliar o ambiente de uma rede social, com o profissionalismo, haverá um grande aumento nos resultados. Essa é só uma forma de como fazer marketing em redes sociais.
 

Interação com o público

O principal motivo para a empresa estar nas redes sociais é o diálogo com o seu público. As primeiras ações de marketing para redes sociais de comunicação com o cliente é uma persona. A persona é um personagem de ficção criado para atender as suas necessidades de consumidor como: Homem, 30 anos, mora em São Paulo, é fã de motos e etc.

Após a persona criada, busque uma linguagem adequada para o seu público, com termos técnicos, gírias, enfim, tenha um marketing em redes sociais eficiente com um contato mais próximo.

Além disso, responda todos os desejos, comentários e perguntas dos seus seguidores. Isso faz com que os usuários são importantes, e que os seus problemas são resolvidos. Mas, atenção! Seja rápido em responder, fazendo com que o público goste do seu contato.
 

Marketing de conteúdo

Outra excelente maneira de como atrair pessoas para suas páginas é a produção de conteúdo. Uma das estratégias mais usadas para isso é o inbound marketing. Ele foca na produção de conteúdos de relevância e com diferentes materiais para preparar o público para venda. Porém, as redes sociais tem limitações de interesse e de caracteres (Twitter e Instagram), por isso, entenda qual o melhor ambiente para a produzir conteúdo.

Um caso específico é o marketing digital em redes sociais para pequenas empresas. Com menores condições financeiras para campanhas de anúncios pagos, a produção de conteúdo relevante é uma oportunidade orgânica de aumentar o número de pessoas na sua página, podendo ser convertida em cliente no futuro.

Desse modo, o marketing digital com foco em redes sociais deve ter um amplo conhecimento, não só das estratégias utilizadas, mas das condições que cada mídia social oferece para ter uma relação ideal entre marketing de conteúdo e redes sociais.
 

Conheça cada plataforma

Existem várias redes sociais com mais de três bilhões de usuários em todo o mundo, são diferentes os comportamentos pessoais em cada uma delas. Por isso, um dos principais elementos para ter força nestes ambientes é ter conhecimento das vantagens e limites uma por uma.

Algumas dicas de comportamento de cada rede social são:

Twitter: A rede social tem 280 caracteres para cada publicação. Por ser limitado, dê um maior foco nas imagens de alta relevância para ganhar força nesta plataforma;

Linkedin: Como é uma rede social com perfil profissional, é uma chance para você valorizar a sua marca como forma de marketing empresarial em redes sociais. Além disso, os negócios do tipo B2B (empresa para empresa) são oportunidades enormes para novas vendas. Esteja sempre ligado no mercado, em empreendedorismo, e em possíveis clientes, para ter uma maior interação;

Facebook: A maior de todas as redes sociais não podia ficar de fora dessa lista. O primeiro destaque é a idade dos usuários, que variam entre 19 e 29 anos, ou seja: pessoas economicamente ativas, com renda e desejos de compra. Nesta rede social, é importante iniciar a relação com sorteios, promoções, e publicações relevantes que redirecionam ao seu site;

Instagram: É uma das redes sociais que mais crescem no mundo, com mais de 600 milhões de usuários, tem uma aparência dinâmica e direta. Neste canal, faça publicações diárias, imagens de alta qualidade e inspiradoras, e nas hashtags sobre o conteúdo que você publicou, que garantem maior relevância para a sua página;

Pinterest: Este canal oferece um imenso acervo de fotos, ele tem um aspecto tanto profissional quanto pessoal. Uma boa dica para usar esta plataforma é compartihar imagens com mensagens inspiradoras e campanhas de marketing redes sociais para fortalecer a marca;

Youtube: A rede social de vídeos do Google pode contribuir e muito no aumento do seu negócio. Faça vídeos curtos e interessantes sobre dicas, tutoriais e tendências do seu setor, melhorando a sua presença no marketing em redes sociais.

Conclusão

As empresas investem com redes sociais e o marketing de inovações foca em entregar para o público aquilo que eles querem. Por isso, estar focado no seu público é crucial para alavancar o seu negócio.

Um bom bom marketing em redes sociais deve ter conteúdo, interatividade, comunicação e principalmente frequência, faça o seu público ser importante, para uma relação de mão dupla para o sucesso da sua empresa.


Por Soluções Industriais

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